A gestão de uma instituição torna-se moderna a partir das necessidades e alocação de recursos reais e gerais.É um ganho para a escola o desenvolvimento de uma cultura e participação efetiva de orgãos colegiados existentes na escola.
Com um trabalho integrado entre direção, comunidade de pais e representante legais de liderança locais, a fim de obter apoio necessário para execução de projetos assumidos pela comunidade escolar.
A escola, com sua autonomia expressam suas necessidades na medida que deve ser entendida dentro do quadro geral de transformação por que passa a administração pública.
O que se pretende, é garantir a unidade contemplando a diversidade;ao mesmo tempo que o poder central flexiona os controles e dá maior liberdade para as escolas garantindo sua autonomia em prol da comunidade educativa.
Autonomia não significa apenas GESTÃO CENTRADA NA ESCOLA, mas também aumento de flexibildade no sistema de controle e desburocratização dos processos administrativos tornandos-os mais adquados aquela realidade escolar.
O projeto político pedagógico norteia as ações pedagógica e administrativas. Todo projeto político pedagógico deve ter suas ações planejadas com a comunidade escolar, ele também é um instrumento de autonomia da escola. O projeto revela a identidade da escola e suas intenções e estratégias de ações.
O projeto não estar limitado á parte pedagógica, de ensino, requer analise minicioso dos aspecto envolvidos e dos problemas que deverão ser considerados.
Os eixos que abranje o projeto o político pedagógico são:Administrativo,Pedagógico, Financeiro.O projeto não deve ser visto apenas como conjunto de intenções, mas sim como uma proposta de ação. Quanto ao diretor cabe-lhes a responsabilidade pelo gerenciamento desse
Projeto, articulando as diferentes ações, o envolvimento da comunidade escolar é fundamental na articulações das ações desenvolvidas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário